Matérias
Cultura e Entretenimento

“Amazonas, o maior rio do mundo”: A obra histórica será projetada neste sábado no Cineteatro Guarany

O filme foi dado como perdido desde a década de 1930

Escrito por
Redação
May 16, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação

O Cineclube de Arte vai exibir o filme histórico “Amazonas, o maior rio do mundo”, dirigido pelo cineasta Silvino Santos, neste sábado (18), às 18h30, no Cineteatro Guarany, com entrada gratuita. A programação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Cinemateca Brasileira.

O filme, dado como perdido desde a década de 1930, foi redescoberto na Cinemateca de Praga, na República Tcheca, em 2023. A obra, filmada em 1918, retrata uma viagem fluvial pelo rio Amazonas, passando por localidades como Belém, campos do Marajó, Santarém, Itacoatiara, Manaus e rio Putumayo.

A confirmação da identidade do filme contou com a pesquisa de doutoramento do amazonense Sávio Stoco, da Universidade Federal do Pará. Em fevereiro, Jay Weissberg, curador do Festival de Cinema Silencioso de Pordenone, entrou em contato com Stoco para avaliar alguns filmes sul-americanos encontrados no acervo da Cinemateca de Praga.

Após cuidadosa análise, Stoco reconheceu no filme todas as imagens e descrições contidas em sua tese de doutoramento, defendida em 2019. O filme, exibido em países como Itália e Brasil, chega agora a Manaus, onde foi originalmente concebido e produzido.

Silvino Santos é um nome marcante na história do cinema brasileiro, especialmente por seu documentário “No Paiz das Amazonas” (1922). Em suas memórias, ele revelou que seu colega, Propércio de Mello Saraiva, havia mudado o título de “Amazonas, o maior rio do mundo” e negociado sua venda internacional antes dos materiais do filme se perderem na Europa.

Panorama e Importância:

A exibição deste filme em Manaus representa um retorno simbólico ao local onde foi pensado e produzido, reafirmando a importância da obra para a história do cinema e da cultura amazônica. Não perca a oportunidade de assistir a este marco histórico do cinema brasileiro no Cineteatro Guarany.

 

Serviço:

O quê: Exibição do filme “Amazonas, o maior rio do mundo”

Quando: Sábado, 18 de maio, às 18h30

Onde: Cineteatro Guarany

Entrada: Gratuita

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas