A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), deu início à aplicação de testes rápidos para o diagnóstico precoce da hanseníase. Este procedimento é indicado para indivíduos que tiveram contato próximo e prolongado com pessoas já diagnosticadas com a doença.
A chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da FUHAM, Walderiza Pedrosa, explica que o teste rápido faz parte da estratégia nacional para reforçar o diagnóstico precoce da hanseníase. O teste não determina se a pessoa tem hanseníase, mas sim se teve contato com o bacilo da doença. Nesses casos, a pessoa será monitorada pelos próximos cinco anos para identificar possíveis sintomas da doença.
Leia Também
Na capital, sete unidades de Saúde municipais já oferecem gratuitamente o teste para a população. A FUHAM se junta a essas unidades para complementar o atendimento na zona Sul de Manaus, juntamente com a UBS Lúcio Flávio, localizada no bairro Betânia. A aplicação do teste rápido na FUHAM está sendo acompanhada pela equipe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA).
Além disso, em todo o Amazonas, municípios que apresentaram casos positivos de hanseníase estão recebendo o material do teste, distribuído pela coordenação estadual do Programa Estadual de Controle de Hanseníase.