No último domingo (8), um apagão deixou moradores das zonas Norte e Oeste de Manaus por mais de 9h sem luz entre a tarde e a noite. Em seu perfil no Instagram, a Amazonas Energia informou que o motivo teria sido um “desligamento intempestivo” e que suas equipes trabalhavam para restabelecer a luz “com a maior brevidade possível”, mas sem uma previsão de retorno.
Revoltados, moradores afetados aproveitaram as postagens para tecer críticas à concessionária nos comentários. Foram dois comunicados postados durante o apagão, que juntos somavam mais de 800 falas de indignação.
A luz voltou apenas às 02h02 de segunda-feira (9), e assim que o dia amanheceu já não era mais possível ver esses comentários, pois a Amazonas Energia havia apagado os posts.
O Diário da Capital entrou em contato com a empresa para entender melhor o motivo do apagão e por que as publicações foram excluídas, mas a concessionária não respondeu.
NÃO ACEITAMOS CRÍTICAS
Na tarde de segunda-feira (9), o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informou que notificou a Amazonas Energia e que a empresa foi convocada a prestar esclarecimentos sobre as causas da interrupção do serviço, o total de consumidores afetados pelo apagão, as medidas adotadas para minimizar os impactos à população e os procedimentos de reparação para eventuais prejuízos decorrentes da falta de energia.
Foi apenas após essa medida que a empresa fez uma nova publicação explicando detalhadamente o motivo do apagão, que supostamente teria sido causado por problemas com linhas de pipa.
Assim que a publicação foi feita, a população voltou imediatamente a fazer críticas contra a Amazonas Energia, que como medida, decidiu desativar os comentários e deixar as pessoas, mais uma vez, no escuro.