Matérias
Meio Ambiente

Amazonas adota Smart, software de monitoramento da biodiversidade

O software foi instalado 12 comunidades tradicionais, e busca ampliar o monitoramento de nossas florestas

Escrito por
Lucas Albarado
January 09, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Amazonas tornou-se o primeiro estado do Brasil a adotar o software Spatial Monitoring and Reporting Tool (Smart) de monitoramento da biodiversidade. Ele conta com uma tecnologia de uso de dados para aumentar a vigilância e ajudar a proteger as áreas de conversação. 

A tecnologia já foi aplicada em 55 países, com mais de 600 áreas protegidas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) é a responsável pela instalação do novo recurso, que já está presente em 12 unidades de conservação (UC) do Estado. 

O Smart está sendo instalado em comunidades tradicionais, com a ajuda da própria população. Os moradores estão sendo capacitados para serem monitores e fortalecer a proteção de nossas florestas. 

Após a instalação, os dados obtidos são enviados para os celulares dos monitores, onde observam focos de calor, dados sobre a fauna, análises e alertas. 

Com operação via satélite, ele também é capaz de produzir rotas para patrulhas e coletar dados sobre possíveis fenômenos naturais que possam vir a acontecer. 

Até agora são 60 monitores formados. Eles aprenderam a integrar a tecnologia ao trabalho de monitoramento da biodiversidade, e ensinarão a mais pessoas de suas comunidades a como monitorar e operar o sistema. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas