O Amazonas encontra-se em estado de alerta laranja, indicando perigo iminente, devido à previsão de chuvas intensas para manhã desta terça-feira, conforme alertou emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (18). Uma porção menor do estado também está em alerta amarelo para chuvas.
A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, esclarece que o alerta laranja é emitido para chuvas acima de 30 milímetros, podendo atingir mais de 60 mm no acumulado diário. Este alerta abrange também ventos intensos, superiores a 60km/h, apresentando riscos como cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta amarelo, concentrado em algumas áreas das regiões Sul, Norte e Nordeste do Amazonas, indica "perigo potencial". Andrea destaca que esse aviso prevê chuvas acima de 20 milímetros e rajadas de vento superiores a 40km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Este alerta permanece em vigor até amanhã, às 10h.
A ocorrência dessas chuvas está associada ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que, em conjunto com o calor e a umidade da região, favorece a formação de chuvas volumosas. A população do Amazonas deve permanecer atenta aos avisos meteorológicos e adotar precauções diante dos riscos destacados.