Um homem de 62 anos na Alemanha se vacinou 217 vezes contra a Covid-19 por motivos pessoais, conforme revelou um estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases. Surpreendentemente, seu sistema imunológico permaneceu saudável e com níveis elevados de anticorpos.
Pesquisadores da Universidade e do Hospital Universitário de Erlangen, no sudeste da Alemanha, analisaram amostras de sangue do paciente e descobriram que seu sistema imunológico estava funcionando normalmente, com certas células de defesa e anticorpos contra o Sars-CoV-2 mais numerosos do que em pessoas que haviam recebido apenas três vacinas.
Leia Também
O homem, cuja identidade não foi revelada, afirmou ter se vacinado 217 vezes, embora apenas 134 vacinações pudessem ser confirmadas oficialmente. Ele conseguiu comprar e administrar essas vacinas por conta própria ao longo de 29 meses, recebendo oito preparos diferentes, incluindo vários preparos de mRNA.
Durante o estudo, o homem foi vacinado novamente, pela 217ª vez, o que aumentou significativamente o número de anticorpos. O sistema imunológico também permaneceu eficaz contra outros agentes patogênicos.
Embora o motivo para tantas doses permaneça um mistério, os pesquisadores destacam que a vacinação com três doses, juntamente com vacinas de reforço periódicas para grupos vulneráveis, continua sendo a abordagem preferida, sem indicação de necessidade de vacinas adicionais para a maioria das pessoas.