Matérias
Saúde e Bem Estar

Álcool, tabaco e obesidade: OMS estima aumento de 77% nos casos de câncer até 2050

O rápido crescimento é atribuído ao envelhecimento da população

Escrito por
Redação
February 02, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou estimativas indicando um aumento de 77% nos casos de câncer, totalizando 35,3 milhões de novas ocorrências até 2050, em comparação aos 20 milhões estimados em 2022.

O rápido crescimento é atribuído ao envelhecimento da população, desenvolvimento socioeconômico e mudanças na exposição aos fatores de risco, como tabaco, álcool e obesidade, com a poluição do ar também desempenhando um papel.

Países com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado devem registrar o maior aumento absoluto na incidência, enquanto aqueles com IDH baixo e médio verão aumentos proporcionais mais significativos.

Apesar dos progressos, a OMS destaca disparidades nos resultados do tratamento do câncer, tanto entre regiões de alto e baixo rendimento quanto dentro dos países. O impacto desigual será sentido de maneira mais acentuada em nações com menos recursos.

O aumento de casos não foi significativamente impactado pela pandemia de Covid-19, de acordo com a OMS, embora destaque a necessidade de garantir que os cuidados oncológicos sejam acessíveis e de qualidade. Cary Adams, chefe da União Internacional para o Controle do Câncer, enfatiza que a questão não é apenas de recursos, mas também de vontade política.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas