O mês de agosto reserva um show astronômico imperdível com duas Superluas. A primeira delas, ocorrendo no dia 1, será quando a Lua estará totalmente iluminada do ponto de vista da Terra. Já a segunda, chamada de Superlua Azul, iluminará o céu no dia 31, quando a Lua estiver na constelação de Capricórnio. Em ambas as noites, o satélite natural aparecerá um pouco maior e mais brilhante do que o normal.
Além das Superluas, o maior espetáculo do mês será a chuva de meteoros Perseidas, uma das mais famosas e espetaculares. Essa chuva de alto porte pode produzir até 60 meteoros por hora em seu pico. O fenômeno é causado pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862.
As Perseidas ocorrem anualmente de 17 de julho a 24 de agosto, e este ano atingirão seu ápice de atividade na noite de 12 de agosto e nas primeiras horas do dia 13. Como a Lua estará em sua fase crescente, seu brilho não afetará significativamente a visibilidade dos meteoros. Para uma melhor apreciação do evento, o ideal é estar em um lugar escuro, longe dos grandes centros urbanos. Os meteoros irão irradiar da constelação de Perseus, mas poderão ser vistos em qualquer lugar do céu.
Ferramentas como os aplicativos de observação astronômica Carta Celeste, Sky Map e Stellarium serão ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos celestes. Aproveite para marcar no calendário os principais eventos astronômicos de agosto:
- 01/08: Superlua Cheia
- 10/08: Mercúrio em máxima elongação (melhor visualização)
- 12 e 13/08: Pico de atividade da chuva de meteoros Perseidas
- 16/08: Lua Nova
- 24/08: Lua em Quarto Crescente
- 24/08: Ocultação de Antares pela Lua
- 27/08: Saturno em oposição (boa visualização)
- 30/08: Conjunção entre Lua e Saturno
- 31/08: Superlua Cheia Azul
Prepare-se para contemplar as maravilhas do céu em agosto e desfrute de céus limpos para observar esses incríveis eventos astronômicos!