Matérias
Brasil

Adiada a exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorroga para 10 de abril a retomada da exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA

Escrito por
Thiago Freire
January 05, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto adiando para 10 de abril a retomada da exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos (EUA). Inicialmente previsto para 10 de janeiro, o adiamento visa concluir o processo de implementação do sistema e evitar impactos durante a alta temporada de viagens de fim e início de ano.

A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), tem como objetivo garantir uma introdução segura da medida, sem prejudicar o setor de turismo. O governo destacou a necessidade de tempo adicional para a implementação eficiente da exigência de visto.

Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro havia liberado a exigência de vistos para turistas do Canadá, Austrália, EUA e Japão, sem reciprocidade. Contudo, o retorno dessa exigência para os três primeiros países baseia-se no princípio da reciprocidade historicamente adotado pela diplomacia brasileira.

Vale ressaltar que a dispensa de vistos para turismo no Japão para brasileiros começou a valer em setembro do ano passado, após um acordo assinado durante a Cúpula do G7 entre o presidente Lula e o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida. O adiamento agora proporciona uma transição mais suave para a reintrodução da exigência de visto.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas