Matérias
Esporte

A nova perspectiva do Barezão 2025

Clubes novos surgiram, os tradicionais se afundaram em dívidas e não conseguiram mais competir ou até mesmo, entrar em campo para uma boa competitividade.

Escrito por
Larissa Balieiro
January 10, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação

E vem aí, mais uma edição do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional. Após cinco anos teremos uma competição novamente com oito clubes participantes. A grande questão deste Barezão de 2025 é a mudança de perspectiva que ele nos apresenta. Dez anos atrás, eram 10 clubes participando e 50% times tradicionais, com o Nacional liderando e sendo campeão naquele ano. Aliás, o Leão da Vila Municipal foi o primeiro a ser campeão na nova Arena da Amazônia. 

Foto: Laiza Balieiro

Bom, o cenário de 2015 era o seguinte: Nacional, Fast, Princesa do Solimões, Penarol, São Raimundo, Manaus, Nacional Borbense, Iranduba, Rio Negro e Operário. Nesta ordem, o campeonato amazonense aconteceu naquele ano. Em 2025, tivemos a renovação de 50% destes clubes, e os novatos tomam conta da nova relação de times amazonenses deste Barezão. São eles: Amazonas, Manauara, Manaus, Sete FC, RPE Parintins e aí tem os tradicionais que permanecem 10 anos depois, como o Nacional, Princesa do Solimões e São Raimundo.

Times como Fast, Penarol, Rio Negro, Operário caíram de divisão. O Nacional Borbense que há 10 anos disputava o Barezão não competiu mais após o rebaixamento de 2016. Então, muitos precisam acompanhar essa nova perspectiva que o futebol amazonense apresenta. Clubes novos surgiram, os tradicionais se afundaram em dívidas e não conseguiram mais competir ou até mesmo, entrar em campo para uma boa competitividade. O Nacional não levanta a taça de campeão há 10 anos e este ano de 2025 entra com uma nova diretoria, o deputado federal Saullo Viana que se licenciou do cargo e atualmente é Secretário de uma pasta da Prefeitura de Manaus. No elenco do Leão, temos o Hernane Brocador como promessa para a atual temporada. Em 2016, o campeão foi o Fast que está rebaixado há dois anos e amarga, apesar do projeto de construção de um CT, desempenhos abaixo e ainda não retornou a elite. E aí entramos em 2017 quando o Manaus passou a dominar a galeria de títulos amazonenses. Nos últimos oito anos, o Gavião levantou seis vezes a taça do Barezão: 2027,2018,2019,2021,2022 e 2024. Neste curto espaço, o Penarol foi campeão nos pênaltis diante do Manaus no ano de 2020 e o Amazonas conquistou seu primeiro título em 2023.

Portanto, temos uma nova perspectiva de Campeonato Amazonense e acima de tudo, de um futebol amazonense. Novos tempos, novas eras. Será que os tradicionais alcançarão? Pois a cada ano, surge um novo time em Manaus. Lembrando que o Sete FC se tornou o primeiro clube SAF do futebol amazonense. E não, não foi o Amazonas apesar de terem anunciado isso uns dois anos atrás. 

Só sei de uma coisa, o Barezão 2025 vem com tudo!!!!

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas