O ano de 2024 sem dúvida alguma marca um ano especial para o futebol feminino. Acredito que o principal recado disso tudo é termos uma brasileira, medalhista olímpica e finalista brasileira como uma das indicadas para a Bola de Ouro: Gabi Portilho.
Hoje eu quis falar da Gabi não somente pelo feitos citados acima mas pela forma que o futebol amazonense contribuiu para a evolução não somente da atleta como a modalidade. Portilho foi campeã com o 3B no ano de 2019 e sem dúvida alguma de lá pra cá, tudo aconteceu.
Como eu falei no começo desta coluna, a Gabi ser indicada ao Oscar do Futebol abre um novo espaço para as mulheres no futebol. Em tempos e era de Marta isso é um recado de que conseguimos: CONSOLIDAR o futebol feminino. Já temos novos rostos, novos nomes e novos olhares para a modalidade no Brasil.
O futebol feminino ainda tem muito a subir e crescer, mas o que ele já transformou as jogadores e a modalidade, é lindo. O Sudeste já consagrou um time como exemplo disso: o Corinthians. Inclusive, Gabi é atleta do time e está desde 2020, se tem algo que ela sabe é ser campeã. Esses dias eu lindos investimentos do Cruzeiro, um time que brigou para ser finalista brasileiro.
Mas no fim, neste domingo, teremos o primeiro jogo da final do Brasileiro Feminino entre São Paulo x Corinthians. Ano passado, estive em um jogo do Palmeiras x São Paulo. Acredito que a forma que o futebol feminino está sendo feito em cidades como São Paulo, evidencia que é um caminho sem volta: EVOLUÇÃO.
Devagar, o futebol feminino fideliza seu público, sua plateia. E melhor de tudo isso, brigou com igualdade para mostrar que é um espaço seu. Além de Gabi Portilho, que aliás se tornou a primeira mulher a ser indicada atuando em um clube brasileiro, a premiação indicou ainda Tarciane Lima do Houston Dash dos Estados Unidos e o técnico Arthur Elias.
O ano de 2024 marcou a despedida da rainha Marta das Olimpíada se grandes eventos esportivos e tem sido marcada pela ampla discussão de se fazer mais futebol feminino, porque vem aí, a Copa do Mundo Feminina.